Documentos

Concílio Vaticano II – Inter Mirifica

Entre as maravilhosas invenções da técnica que, principalmente nos nossos dias, o engenho humano extraiu, com a ajuda de Deus, das coisas criadas, a santa Igreja acolhe e fomenta aquelas que dizem respeito, antes de mais, ao espírito humano e abriram novos caminhos para comunicar facilmente notícias, ideias e ordens. Continue lendo

Apresentação do Diretório Nacional de Comunicação

A Pastoral da Comunicação precisa ser priorizada nos planos de ação da Igreja, em todas as suas instâncias (n. 7). O Diretório entende a Pastoral da Comunicação como um processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional (n. 10). Continue lendo

Aplicação do Diretório Nacional de Comunicação

Segundo o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Documento da CNBB 99 (nº 249 a 253) a Pascom deve trabalhar nos diversos níveis eclesiais alicerçada em quatro eixos: Espiritualidade, Articulação, Formação e Produção. Continue lendo

Assessoria de Comunicação e Pastoral da Comunicação 1

A assessoria de comunicação na Igreja é fundamental e não é preciso aprofundar o assunto, pois hoje, todas as instituições religiosas ou não, e pessoas públicas (neste caso bispos e padres) precisam estar em permanente comunicação com a sociedade. Continue lendo

Assessoria de Comunicação e Pastoral da Comunicação 2

Tendo em vista a potencialidade da comunicação no serviço à ação evangelizadora, hoje mais do que nunca, faz-se essencial a utilização dos meios de comunicação social por parte da Igreja, assim como a inserção desta no ambiente (e cultura) gerada por tais meios. Continue lendo