Peregrinação da Pascom Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora

Peregrinação da Pascom Diocesana
Clique na foto e veja o álbum de fotos

Agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis realizaram neste último Domingo, 28, a peregrinação ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Amor Divino em Correas, pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais. A Peregrinação foi iniciada com a Missa das 11 horas presidida pelo Vigário paroquial, padre Bruno Leonardo, que durante a celebração citou a Pastoral e a sua importância para a divulgação das atividades da Igreja, e ao final concedeu a bênção aos agentes e demais fiéis, com a imagem da padroeira da Diocese, cuja festa está sendo celebrada pela paróquia.
O segundo momento da peregrinação contou com a oração do Terço Mariano, que foi conduzida pelo coordenador diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão dos Santos, que ainda orientou uma reflexão acerca da Mensagem do Papa Francisco pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada em janeiro deste ano, e que tinha por tema: “Confiar esperança e confiança, no nosso tempo”. Segundo o sacerdote, a Pastoral da Comunicação tem uma missão que é a da Igreja, ou seja, de seguir adiante a missão confiada por Cristo, contando agora com a presença dele, através do Espírito Santo que nos foi dado. Ainda conforme a figura do Espírito Santo, Padre Alexandre Brandão orientou aos agentes que aproveitassem a ocasião da festa de Pentecostes para pedir a força e a ação do Espírito Santo na Pastoral.
O comprometimento do agente de Pastoral para com a verdade dos fatos e também a criatividade do Espírito para “contar histórias”, segundo Padre Alexandre, é o que faz a diferença, pois só há para a humanidade uma história: a história da salvação. Os demais eventos humanos, em suas sucessões, conferem ao homem o seu destino, e Deus se faz presente nesta história lançando santos: um exemplo dado por Padre Brandão foi o de São João Paulo II. Também fez questão de frisar a importância do “filtro moral” por que passam as avaliações das coberturas jornalísticas, e encerrou, trazendo para a realidade da pastoral que um único agente portando um celular pode fazer um grande bem para as atividades da Igreja, enquanto que uma paróquia com vinte ou trinta brigando entre si trazem um grande mal. Sugeriu ainda que os agentes continuassem trabalhando e buscando lançar as sementes, pois é esta a finalidade de nosso trabalho, apesar de todas as dificuldades encontradas no caminho.
O evento encerrou-se com alguns breves avisos. Na agenda da Pastoral estão previstas ainda para este ano o retiro de silêncio no mês de junho, o Muticom Nacional e o Muticom Diocesano, que será sediado em Teresópolis no dia 17 de setembro.
A Mensagem do Papa Francisco para o 51.Dia Mundial das Comunicações Sociais pode ser encontrado no Link: https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20170124_messaggio-comunicazioni-sociali.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *