Pascom do Decanato São Pio X celebra São Francisco de Sales

25 01 2016 Pastoral da Comunicação (Pascom) do Decanato São Pio X (Teresópolis), celebraram São Francisco de Sales
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Decanato São Pio X (Teresópolis), celebraram São Francisco de Sales na terça-feira, dia 24 de janeiro, um dos patronos da pastoral na Diocese. O encontro foi na Capela do Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa – CEAC, que fica no centro da cidade. Os agentes participaram de Missa presidida pelo padre Fabiano Motta. Além da Pascom, estiveram presentes à missa os membros da Comunidade Mãe do Verbo Divino, que nesta semana fazem um evento no local.

O encontro realizado nesta noite visa cumprir o que indicam os Diretórios de Comunicação da Igreja no Brasil e da Diocese, quando das datas dos patronos da pastoral realizar atividades cujo objetivo seja fortalecer a comunhão entre os agentes e fomentar o conhecimento acerca dos eixos que movem a pastoral (Formação, Articulação, Formação e Espiritualidade). A espiritualidade, que é o principal eixo da pastoral, foi escolhido para o primeiro evento em conjunto do ano.

Padre Fabiano fez em sua homilia uma breve exposição da vida de São Francisco de Sales, ressaltando a forma com que soube aproveitar a novidade de sua época – viveu quando do surgimento da imprensa – e da coragem para viver o Evangelho. Sugeriu que nós, que vivemos também em uma época de vasta novidade em termos de comunicação e interatividade (a saber as diversas redes sociais e formas de comunicação instantânea) para pregar a mensagem do Evangelho. Assinalou ainda o perigo que é o de movimentarmos a pastoral somente em busca de “curtidas” ou disputas entre as paróquias, esquecendo de que para além disso há uma mensagem a ser divulgada, há a evangelização, que deve acontecer.

Após a celebração Eucarística os agentes fizeram uma pequena confraternização em uma das salas do Ceac, onde puderam conversar mais sobre diversos assuntos. Um deles foi o próximo Muticom Diocesano, que este ano será na cidade de Teresópolis, no mês de setembro. O encontro desta noite de terça já serviu para que os agentes pudessem iniciar conversas em torno do encontro, que receberá agentes de toda Diocese, e pretendem realizar algo que seja de valor para a Pastoral e para as obras de evangelização da Diocese.

A próxima “Data-Pascom” será o dia 29 de abril, dia de Santa Catarina de Sena.