5º Encontro Nacional da Pascom: Momentos preciosos para os agentes da Pascom

Os agentes da Pascom, juntamente com os bispos e padres, viveram alguns momentos preciosos durante o 5º Encontro Nacional da Pascom, tendo como ponto alto a visita, na noite de sexta-feira, a visita à Capela dos Apóstolos, que fica atrás do Nicho, onde está a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para visitação dos fiéis. Esta Capela somente é aberta quando acontece a troca do manto da imagem e somente tem acesso os padres redentoristas, o arcebispo de Aparecida e convidados. A Capela, apesar de está prevista no projeto original do Santuário, foi concluída no ano de 2007 para visita do Papa Bento XVI e foi visitada pelo Papa Francisco, quando esteve no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

Os agentes da Pascom tiveram esta oportunidade, após a visita guiada ao Santuário Nacional, quando tiveram uma aula sobre os vários aspectos da Basílica, principalmente explicação teológica sobre os quadros que estão sendo pintados pelo artista Claudio Pastro. A explicação de todo espaço foi realizada pela guia Zuleide, que faz parte da equipe preparada pelo artista.

Outro momento importante para os participantes do encontro foi o monólogo Santa Tereza, apresentado na noite de sábado, no Centro de Convenções do Santuário. A apresentação foi realizada pela atriz Gabriela Cerqueira, que apresentação a biografia de Santa Tereza do Menino Jesus a partir dos seus escritos da santa. O texto, segundo dados dos organizadores do espetáculo, foi criado a partir de uma colagem de fragmentos dos escritos de Santa Teresa: poesias, peças de teatro, recreios piedosos, cartas, suas últimas palavras anotadas pelas irmãs que cuidaram dela até sua morte e os escritos de História de uma alma.

Além destes dois momentos culturais e religiosos, os agentes da Pascom com a assistência dos bispos e dos padres tiveram a oportunidade de participar da cerimônia de abertura com a apresentação da Sagrada Escritura, na sexta-feira da Celebração da Misericórdia, aproveitando o Ano da Misericórdia, no sábado a missa na Basílica, presidida por Dom Darci, com a participação de dez bispos e mais de 30 padres e no domingo, antes do encerramento, a missa dominical e a consagração da Pascom a Nossa Senhora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *